3.8.11

PIRENÓPOLIS

PIRENÓPOLIS -
Andar pelas ruas da cidade é o melhor passeio,  a cidade foi tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN em 1989, Pirenópolis conta com Centro Histórico riquíssimo com casarões e igrejas do século XVIII, e prédios de uma imensa beleza arquitetônica como o Teatro e o Cine Pireneus.

Pirenópolis está cercada de morros com belos mirantes e aos pés da Serra dos Pireneus de onde nascem inúmeros córregos que formam belíssimas cachoeiras. A cidade é detentora do maior números de Unidades de Conservação do Estado de Goiás, são 9 ao todo.

Cachoeiras e reservas ecológicas em Pirenópolis
Um dos principais atrativos de Pirenópolis são aos cachoeiras. Cercado por serras, o município é agraciado por dezenas de cachoeiras envoltas em matas e cerrados. Confira aqui os mais belos atrativos de Pirenópolis

RESERVA ECOLÓGICA VARGEM GRANDE
Belíssima reserva (RPPN) na Serra dos Pireneus com as famosas cachoeiras do Lázaro e Santa Maria

SALTO CORUMBA HOTEL CAMPING CLUB
Hotel Camping Clube em Corumbá de Goias
Para passar o dia ou hospedar-se
Corumbá de Goiás - 25 km de Pirenópolis

FAZENDA HOTEL TABAPUÃ DOS PIRENEUS

Fazenda Hotel com opções de hospedagem, caminhadas, trilhas em mata primária, cachoeiras e tirolesa.
BR-070, 5km de Cocalzinho, GO

Tels: (61) 3447-9325, (61) 9973-9303 e (62) 9648-1987

CACHOEIRA DO ROSÁRIO

Lugar belíssimo de natureza ímpar
Comida caipira feita em fogão a lenha e panela de barro
Especial para prática de rapel (cachoeirismo)

Oferece condições para camping, sob reserva

Cachoeira do Rosário - zona rural - 35km da cidade

(62) 9952 8515 e 3331 1029.


PARQUE DOS PIRENEUS
 
Local de extrema beleza onde se encontra o Parque dos Pireneus e oferece mirantes, nascentes e a raríssima vegetação de cerrado rupestre.
Criado em 1987, com área de 2,833,26 ha, fica a 20 km de distância da cidade. É uma área de especial beleza. Seu tesouro está nos cerrados rupestres de altitude, nas formações rochosas e nas nascentes. Vale a pena conhecê-lo.
Com 1.385 metros de altitude, é o ponto mais alto da região. Em seu cume assenta-se uma pequena capela dedicada a Santíssima Trindade. Estas formações de cuestas delimitam o bordo do Planalto Central Brasileiro e são divisores das águas de duas das mais importantes bacias hidrográficas do continente, a Platina e a Tocantinense.
MORRO DO CABELUDO

Defronte ao pico, este morro, com mais de 1.350 metros de altitude, é marco de imponência e palco de espécies endêmicas rupestres, como cactos, orquídeas, bromélias etc. Sua formação rochosa quartzítica é datada do período pré-cambriano, cerca de mais de 1 bilhão de anos, testemunho geológico de longínquas eras.
CERRADO RUPESTRE

A vegetação rupestre é a vegetação que nasce sobre rochas. Apenas um pequena parcela de cerrado rupestre é protegida por lei, como é o caso deste Parque. Mesmo assim, as poucas Unidades de Conservação diferem entre si pelo seu alto grau de emdemismo de diferenças morfológicas das espécies. Veja nosso Herbário Digital.

CAMPOS E VEREDA
Além dos cerrados rupestres, há matas, campos, nascentes, veredas e cerrados. Neste Parque, encontramos todos os tipos de fitofissionomias do Cerrado.CIDADE DE PEDRAS
A Cidade de Pedra é uma área de cerca de 600 ha, a 51 km de Pirenópolis, com diversas formações rochosas em quartzito que formam cânions, labirintos e formações ruiniformes com rochas de formatos diversos, lembrando animais e rostos. Para se visitar o local, conhecido com Serra de São Gonçalo, é imprescindível a presença de um guia experiente, pois a caminhada é de dificuldade média a alta, com cerca de 10 km, em trilhas sujas de mato, sem água e muito acidentado. A Propriedade é particular.
O local foi decretado Monumento Natural Municipal em 04 de outubro de 2005 devido ao alto grau de relevância de suas formações rochosas, endemismo de espécies e beleza cênica. Podemos avistar dobras, falhas e fraturas em quartizito e quartizito-micáceo, uma grande variedade espécies de flora como veloziáceas, eriocauláceas, broméliaceas e líquéns rochosos num ambiente espetacular e muito diferente do que se tem costume de ver. A Cidade de Pedra é considerada a maior cidade-de-pedra do Brasil

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Construída originalmente em taipa-de-pilão entre 1728 e 1732, é considerada o maior e mais antigo monumento histórico-eclesiástico do Estado de Goiás

IGREJA DO SENHOR DO BONFIM

Construída em taipa-de-pilão entre 1750 e 1754, por iniciativa particular do Sargento-mor Antônio José de Campos. Ainda preserva em seu interior elementos artísiticos originais.












Importante marco geográfico, foi objeto de principal interesse da Comissão Crulz, grupos de cientistas que por aqui estiveram em 1892 para a demarcação o quadrilátero do Distrito Federal. Havia entre os cientistas da época uma forte dúvida quanto a altitude deste pico. Padre des Genettes havia afirmado que sua altitude aproximava-se dos 3.000 metros. A Comissão portanto calculou com precisão a sua altitude e deixou no local um documento com o seguinte teor:

Sem comentários:

NeoCounter