O homem que iria desempenhar um papel fundamental na obtenção de independência do Brasil, e que, consequentemente tornar-se imperador foi Dom Pedro. O jovem príncipe tinha apenas nove anos quando deixou Portugal em 1807, onde ele cresceu com seus outros irmãos no Brasil. Dom Pedro fez o que em grande parte como uma criança feliz, mas ele não era educado. Ele chegou a lamentar a sua falta de educação formal no final de sua vida e se certificou de que seus filhos, incluindo o futuro D. Pedro II fosse rigorosamente instruído.
Em sua adolescência, Dom Pedro era um bonito, jovem audaz, e era conhecido por seus casos com as esposas dos funcionários de destaque. Embora a maioria de suas aventuras românticas foram mantidas quietas, uma ameaça de prejudicar a honra da família real. Pedro teve um affair com a jovem bailarina francesa, Noémi Thierry e repercutiu muito esta conversa nos cafés do Rio de Janeiro. Dom João ignorou os rumores até que foi descoberto que Thierry estava grávida. Apesar deste evento se desenrolar, João estava no processo de organizar um casamento de Pedro com uma princesa europeia . Temia que se a notícia desta última affair de Pedro cruzasse o Atlântico e a poderosa família real, chamada os Habsburgos, diminuísse sua oferta . Pedro foi convencido a terminar seu relacionamento com a bailarina francesa, embora tenha sido muito caro para o reino o valor que Thierry recebeu em dinheiro. Em maio de 1817, Pedro estava casado por procuração com Leopoldina da casa de Habsburgo.
Pedro foi brevemente interrompido em suas escapadas românticas par se familiarizar com sua nova esposa e para lidar com os problemas políticos de Portugal e Brasil. D. João não foi capaz de exercer autoridade em Portugal, como os liberais no poder da Corte. A Corte era extremamente hostil para o Brasil, que e ainda voltou ao seu status de colônia. Essa foi uma medida que os brasileiros, incluindo Pedro não podia aceitar. No verão de 1821, as tropas de Português, conhecida como a Legião tomou o poder no Rio de Janeiro sob o seu comandante General Jorge de Avilez. O governo Português mandou Pedro de regresso a Portugal, mas o príncipe herdeiro desafiou o comando sobre o que ficou conhecido como o Dia do Fico, o que significa, "Eu vou continuar.
A Legião não estava satisfeito com a resposta de Pedro ao governo. Se o príncipe não iria para Lisboa, sozinho, ele seria enviado para lá pela força. Em janeiro de 1822, o General de Avilez enviado suas tropas para confiscar Pedro e enviá-lo para Portugal. Enquanto isso, Pedro preparou uma força própria para enfrentar as tropas Português. Os dois exércitos se encontraram fora do Rio, mas nenhum dos lados pretendia atacar o outro. Depois de um breve impasse, mas tensa, de Avilez retirou seus homens para as suas fortificações, com Pedro em sua perseguição. Dom Pedro cercado de Avilez e ordenou às suas tropas que regressassem a Portugal. Em varias semanas, Pedro organizou suas forças e convocou os apoio de todo o Brasil. Com canhões de rolamento para baixo sobre as fortificações Português, Pedro exigiu a rendição da Legião e do seu regresso a Portugal. Embora a Legião era uma força muito melhor do que o exército de D. Pedro, de Avilez , eles temiam atacar o príncipe herdeiro. Eventualmente, de Pedro Avilez capitulou depois e declarou que a Legião seria abatido se recusou a aceitar seus termos
Após a entrega da Legião, Pedro focou em criar um governo estável. Ele foi auxiliado pelo brilhante professor e poeta, Dr. José Bonafácio de Andrada e Silva, que dirigiu o novo governo. Bonafácio, como Grão-Mestre, reuniu o apoio de companheiros maçons para a independência completa de Portugal. Enquanto isso, Pedro viajou por todo Brasil como "Defensor Perpétuo", reunindo o apoio do povo, que aplaudiu em todos os lugares que ele visitou. Embora em sua turnê, Pedro foi encontrado por um mensageiro que comunicou ao príncipe herdeiro que o Governo Português se opôs a um Brasil independente e que as tropas seriam enviadas para restaurar a ordem. Pedro furioso arrancou a insígnia Portuguêsa de seu uniforme e ordenou aos seus guardas a fazerem o mesmo. Ele puxou da espada e pediu a separação completa de Portugal em seu Grito do Ipiranga ", pelo sangue que corre nas minhas veias e pela minha honra, eu juro por Deus para o Brasil livre!" Pouco depois, Pedro foi coroado imperador no Rio de Janeiro. Em 1824, a Constituição nacional foi introduzida, solidificando o governo como uma monarquia constitucional sob Dom Pedro. Nesse mesmo ano, seu vizinho do norte, os Estados Unidos, se tornou a primeira nação a reconhecer o Império Brasileiro. Portugal e Grã-Bretanha, seguida dos Estados Unidos em reconhecer a soberania do Brasil em 1825. Em menos de vinte anos, o Brasil havia sido transformado de colônia Português rentável para um império independente. Enquanto um império ruiu em Lisboa, outra estava em ascensão no Rio de Janeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário