1.6.10

MONTANHAS DOLOMOTI


Os cenários da ITÁLIA tiram-nos de qualquer solidão, embora a solidão seja uma vitória pessoal..
Em 26 de junho de 2009 as Dolomites foram incluidas na lista de Patrimonio da Humanidade da UNESCO. (A propósito, este deve ser um site interessante para escolher destinos de viagens). De acordo com o site do PH da UNESCO, “O local das Dolomites compreende uma cadeia montanhosa no norte dos Alpes Italianos, contando com 18 picos com altura superior a 3,000 metros e cobrindo 141,903 hectares. E caracterizado com algumas das mais belas paisagens montanhas existentes, com paredes verticais, falésias e uma grande quantidade de estreitos, profundos e longos vales.”
Dolomiti Bellunesi, que representa o distrito sudeste dos Alpes Dolomíticos, formam uma complexa cordilheira de montanhas, desde Vette di Feltre até ao Monte Schiara sobranceira a um dos maiores vales alpinos (media valle del Piave).
A complexidade estrutural e relativa variedade de rochas reflectem-se numa impressionante fragmentação orográfica, numa grande variedade de paisagens e em notórias variedades biológicas
  • Vette di Feltre
  • Grupo Cimonega
  • Grupo Brendol
  • Monte Pizzocco
  • Monti del Sole
  • Grupo Schiara
  • Monte Pramper
  • Monte Talvena
Dolomites (Dolomiti) são uma secção dos Alpes. Situam-se na sua maioria na província de Belluno, o restante em Bolzano e Trento (todas elas no nordeste de Itália). Extendem-se entre o rio Ádige a oeste e o Piave a este (Pieve di Cadore), a norte são delimitadas pelo Val Pusteria e Val Sugana a sul. Existem outros grupos isolados, Dolomiti d'Oltrepiave a este; mais afastado o grupo de Brenta a oeste; e ainda o pequeno grupo Piccole Dolomiti entre as províncias de Trento e Vicenza. A região divide-se entre as Dolomites Ocidentais (Dolomiti di Brenta) e as Orientais, separadas pela linha do vale do Ádige. 
Esta cadeia montanhosa comporta mais de quarenta glaciares. Formadas essencialmente durante o período Triássico são constituídas essencialmente por grandes depósitos de rochas sedimentares, incluindo de origem vulcânica e, claro está, dolomites. O nome "Dolomites" é derivado do famoso mineralogista françês, Déodat Gratet de Dolomieu, que foi o primeiro a descrever esta rocha, a dolomite, é um tipo de rocha carbonatada responsável pelas formas curiosas e cor destas montanhas. Com uma orografia extremamente escarpada tem no grupo Marmolada o seu ponto mais elevado atingindo 3343m.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a frente entre as forças Italianas e Austro-Hungaras atravessava as Dolomites. Existem museus ao ar livre nas Cinque Torri e Lagazuoi

 

Muitas pessoas visitam as Dolomites para escalar as Vie Ferrate. Uma via ferrata (via de ferro) é um percurso de montanha equipado com cabos fixos, degraus, escadas e pontes. A sua utilização permite que vias, de outro modo isoladas, sejam acessíveis a um maior número de pessoas e a um leque de capacidades de escalada mais abrangente. Caminhantes e escaladores podem seguir as vias sem necessidade de usar as suas próprias cordas e sem os riscos associados a escaladas sem protecção. As primeiras vias ferratas foram criadas nas Dolomites durante a Primeira Guerra Mundial, de modo a facilitar a progressão da infantaria. A mais alta via ferrata do mundo, 3800m, localiza-se no Monte Kinabalu na Malásia.

PARA QUEM GOSTA DE ESQUIAR 
Estar entre os primeiros curtir o prazer de esquiar nas Dolomitas (que, lembramos, fazem parte do Patrimônio Mundial da Unesco), pode ser mais agradável, aproveitando a promoção Dolomiti Superski Première
O 160 km quadrados do Alpe de Siusi formam o maior planalto em elevadas altitudes da Europa. Muito bem organizado, limpo, seguro e belo não são características apenas do Alpe de Siusi, mas também são características das três principais cidades que ficam ao redor do Alpe. As três principais cidades são: Castelrotto, Siusi e Fie. Ha também outros pequenos vilarejos por perto que completam essa paisagem bucólica.
 
Ferias sem carro”, este è o lema no Alpe de Siusi que voce definitivamente deve seguir. Você pode ate chegar de carro, mas ir para o alto do planalto de carro não vale a pena. Embora, haja um estacionamento no alto do Alpe, não é possível dirigir no planalto após as 9h da manha. Alem disso, o estacionamento custa o mesmo que o bondinho que pode te deixar no mesmo lugar.

As pessoas na região falam italiano, alemão e um dialeto regional. Nem todo mundo fala inglês, porem não será problema em encontrar quem fale.

No verão, há muitas trilhas para caminhar, montanhas para escalar, percursos para fazer mountain bike, penhascos para fazer paraquedismo. Ou você pode apenas relaxar numa fazenda de agriturismo ou procurar por um tratamento de bem estar. Ou você pode experimentar a cerveja, vinho e comida locais. Or você pode conhecer um pouco da cultura local em algumas das diversas igrejas e castelos da região.
http://www.seiseralm.it/
 

Sem comentários:

NeoCounter