26.7.09

O QUE FIZERAM COM FAROL DA BARRA


FAROL DA BARRA – FORTE DE SANTO ANTÔNIO DA BARRA


Localizado dentro do Forte de Santo Antônio da Barra, erguido em 1534,, o Farol é o maior cartão postal da Barra, talvez da cidade de Salvador – guia os navegantes que percorrem as águas ao alcance da sua luz. O Farol marca, imponente, a divisão da cidade em duas: a banhada pelas águas abertas do Oceano Atlântico, de praias agitadas e faixas largas de areia, e a banhada pelas águas calmas da Baía de Todos os Santos. O Farol da Barra foi construído em 1627 a mando do então governador Francisco Nunes Marinho. O objetivo da construção era defender a cidade de Salvador do ataque dos corsários.O primeiro de todo o continente americano, tendo sido acrescentado ao Forte de Santo Antônio da Barra no final do século XVII. Em frente a ele, o Edifício Oceania (construído em 1942) é um belo exemplar da arquitetura moderna da cidade. O Forte de Santo Antônio da Barra, tombado pelo patrimônio nacional, é uma construção dos séculos XVI e XVII. Teve um papel importante na luta contra a invasão holandesa, na guerra da Independência e na Sabinada. Atualmente, o forte abriga o Museu Náutico da Bahia que guarda histórias e lembranças de navios naufragados na costa baiana, além de um acervo constituído de mapas, equipamentos de navegação, maquetes de antigas naus e caravelas portuguesas e espanholas. Essa fortificação foi iniciada pelo primeiro donatário da Capitania da Bahia, Francisco Pereira Coutinho, em 1536, tendo originalmente forma de torre com dez lados. Ampliado e reformado entre 1583 e 1587 por Manoel Teles Barreto, sofreu alterações entre 1602 e 1702, inclusive ganhando seu terrapleno.










e
É uma pena que este patrimônio em Salvador esteja tão mal tratado.Hoje não possui uma proteção ou qualquer interesse em sua preservação.Podemos constatar isto atraves das imagens colocadas abaixo. Esta é a situação precária em que se encontra o grande icone de Salvador -Bahia.Vejo que qualquer evento que queira ser produzido por lá é permitido e não precisa de muita coisa para já estar acontecendo.Todo dia é um sambinha .capoeira,samba,som nas caixas show grande ,show peqwueno e em variados ritmos,volumes e estilos como: Pop Axé,Religioso,Esportivo,Político,procuram nele um abrigo mas deixam sempre suas marcas registradas no calçamento,no gramado inexistente atualmente enfim em todo seu entorno transformando-o em um pobre usado.



ELE SE ENCONTRA ACORRENTADO POR UMA HISTÓRIA DE DESPREZO E ATÉ PARECE QUE ALGUEM ESTA TENTANDO MELHORAR PLANTANDO ESTA ESPADA DE OGUM EM SUA ENTRADA


PAISAGEM ABADONADA





Tubulação aparente na entrada não sei se ainda não estão tendo atenção que isto pode quebrar



Lixo pode ser encontrado em todo os locais


Parece um local sem menor estrutura ambiental











O QUE SERÁ QUE QUEREM FAZER COM NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO???


Quem será o responsável pela conservação?Quem usa?Ou será o governo federal ,estadual ,municipal .União .Será que os turistas? ou será os cachorros vira-latas que encontram ali um abrigo.
Posted by Picasa

Sem comentários:

NeoCounter