7.6.09

PORTO

CIDADE DO PORTO (PORTUGAL) CONCELHO



O Porto é um município português de 41,66 km² de área onde residem cerca de 221 800 habitantes (2007).
Tem origem num povoado pré-romano. Na época
romana designava-se Cale ou Portus Cale, sendo a origem do nome de Portugal. No ano de 868, Vímara Peres, fundador da terra portugalense, teve uma importante contribuição na conquista do território aos Mouros, restaurando assim a cidade de Portucale.

Separado pelo rio Douro das grandes caves do vinho afamado ao qual deu o seu nome, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal e existe um certo sentimento de rivalidade em relação a Lisboa.Mas embora as suas antigas raízes tenham sido preservadas com orgulho, um comércio próspero e eficaz transforma-o numa cidade moderna e a sua tradicional importância como centro industrial não diminui o encanto e carácter dos seus bairros antigos ou mesmo do bulício das novas avenidas, ladeadas de centros comerciais ou tranquilos blocos residenciais.A área em redor da Sé merece ser explorada, com os seus diversos monumentos, como a igreja renascentista de Santa Clara e o apinhado bairro do Barredo, que parece não ter mudado desde tempos medievais.À beira-rio, o bairro da Ribeira torna-se fascinante com as suas ruelas, casas típicas e população pitoresca: foi recentemente restaurado e inclui, agora, bares e restaurantes em voga.Igualmente animado e colorido é o mercado do Bolhão, onde se pode comprar quase tudo, mas bem perto ficam as joalharias e lojas de artigos de pele mais elegantes da Baixa.A cidade do Porto oferece muitas outras atracções, monumentos e museus, assim como um calendário cultural cada vez mais preenchido. Com uma gastronomia bem conhecida e população hospitaleira, também constitui o ponto de partida para a experiência inesquecível de subir o rio Douro

As origens do centro urbano da cidade do Porto, datam da antiga idade do bronze, aproximadamente oito séculos a.C.. Desde o início, o povoamento pré - histórico teve importantes ligações comerciais com a bacia do Mediterrâneo. Durante a ocupação romana, a cidade já era composta por impressionantes edifícios e controlava uma importante rede viária entre Lisboa e Braga.A cidade foi, mais tarde, denominada, primeiro de Cale e mais tarde de Portucale, de onde derivou o nome Portugal.

As muralhas da cidade foram construídas no período dos romanos. A muralha original foi reconstruída no século XII, quando o burgo foi doado ao Bispo D. Hugo, que instituiu a primeira escritura pública. A segunda parte da muralha, que data do século XIV, cerca as encostas da Sé e da Vitória e estende-se em direcção ao rio, onde estão situados o cais e a Casa dos Trajes Reais.

O autor da muito conhecida Carta da Descoberta do Brasil (1500), Pêro Vaz da Caminha, nasceu no Porto, onde era funcionário da casa da moeda, tendo sido requisitado pelo Rei para se juntar à expedição de Pedro Alvares Cabral a fim de elaborar o diário de bordo

A Ponte Maria Pia, construída entre Janeiro de 1876


A Ponte da Arrábida tinha à data da construção o maior arco do mundo


Ponte do Freixo,


destaca-se o Museu de Arte Contemporânea,













A Casa do Infante,






MUSEUS






Casa-Museu Fernando de Castro, a Casa-Museu Guerra Junqueiro, Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio e a Casa-Oficina António Carneiro.














Museu do Vinho do Porto, Museu da Indústria, Museu de História Natural, Museu do Papel Moeda, Gabinete de Numismática, Museu de Arte Sacra, Museu da Misericórdia, Museu Nacional da Imprensa, Jornais e Artes Gráficas, Centro Português de Fotografia, Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, Museu Militar do Porto, Museu Nacional de Literatura e o Castelo do Queijo






O Bacalhau à Gomes de Sá é outro prato típico nascido no Porto e popular em Portugal

Tripas à moda do Porto, prato histórico e que remonta à altura dos descobrimentos portugueses







A francesinha é, da culinária recente, o prato mais famoso, e consiste numa sanduíche recheada com várias carnes (normalmente carne de vaca, linguiça, salsicha fresca e mortadela) e coberta com queijo e um molho especial (molho de francesinha)






O célebre caldo verde, é também um prato portuense







Principais igrejas
Igreja da Lapa
Sé Catedral do Porto
Igreja de Santo Ildefonso
Igreja Matriz do Bonfim
Igreja de São Francisco
Igreja de São Nicolau
Igreja de São Bento da Vitória
Igreja de Nossa Senhora da Vitória
Igreja de Campanhã
Igreja do Carmo
Igreja dos Carmelitas
Igreja e Torre dos Clérigos
Igreja de Santo António dos Congregados
Igreja de Santa Clara
Capela das Almas
Capela de Nossa Senhora dos Anjos
Igreja dos Grilos
Igreja de Cedofeita
Igreja de São José das Taipas
Igreja de São Pedro de Miragaia
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Igreja da Santíssima Trindade
Capela dos Alfaiates
Capela de Fradelos
Igreja de São João Novo





Freguesias do Porto

Torre dos Clérigos, símbolo da cidade do século XVIII

Praça da Liberdade à noite.
Aldoar
Bonfim
Campanhã
Cedofeita
Foz do Douro
Lordelo do Ouro
Massarelos
Miragaia
Nevogilde
Paranhos
Ramalde
Santo Ildefonso
São Nicolau

Vitória



Espinho Praia e Casino



Matosinhos









































































































Sem comentários:

NeoCounter