29.5.09

PORTUGAL













PORTUGAL

Portugal, oficialmente República Portuguesa é um país localizado no sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. Possui uma área total de 92.391 km²,e é a nação mais ocidental do continente europeu. O território português é delimitado a Norte e a Leste por Espanha e a Sul e Oeste pelo Oceano Atlântico, e compreende a parte continental e as regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira.







O Brasil possui uma área de 8.514.876km2 o estado que mais se aproxima da área de Portugal é Santa Cataarina com 95.346 km².

rante os séculos XV e XVI, Portugal foi uma potência mundial económica, social e cultural, constituindo-se o primeiro e o mais duradouro império colonial de amplitude global











A região foi povoada por pré-celtas e celtas, dando origem a povos como os Galaicos, Lusitanos, Celtas e Cinetes, visitada pelos fenícios[21] e cartagineses, e os romanos incorporaram-na no seu Império (como Lusitânia, depois de 45 a.C.), invadida posteriormente pelos Suevos, Búrios e Visigodos, e conquistada pelos mouros. Em 868, durante a Reconquista, foi formado o Condado Portucalense.

Os lusitanos constituíam um conjunto de povos de origem indo-europeia, habitando a porção oeste da Península Ibérica (hoje grande parte de Portugal e da Extremadura espanhola


Portugal estaria dividido em 21 distritos: os atuais 18 distritos mais Açores, Madeira e Olivença (de jure Portuguesa, mas de fato Espanhola). Estes teriam total autonomia do Governo central, excepto nas seguintes matérias:
Impostos;
Política externa;
Assuntos relacionados com a defesa e a protecção civil;


Distritos-18

Concelhos-308 (MUNICIPIOS)

Freguesias-4257 ADMINISTRADOS POR JUNTAS DE FREGUESIAS

Posição Nome Área(km2) Percentagem territorial


1 Distrito de Beja 10 225 11,5%
2 Distrito de Évora 7 393 8,3%
3 Distrito de Santarém 6 747 7,6%
4 DIstrito de Castelo Branco 6. 675 7,5%
5 Distrito de Bragança 6. 608 7,4%
6 Distrito de Portalegre 6 065 6,8%
7 Distrito da Guarda 5. 518 6,2%
8 Distrito de Setúbal 5 064 5,7%
9 Distrito de Viseu 0075, 6%
10 Distrito de Faro 4 960 5,6%
11 Distrito de Vila Real 4 328 4,9%
12 Distrito de Coimbra 3 947 4,4%
13 Distrito de Leiria 3 51 5 4,0%
14 Distrito de Aveiro 2 808 3,2%
15 Distrito de Lisboa 2 761 3,1%
16 Distrito de Braga 2 673 3,0%
17 Distrito do Porto 2 395 2,7%
18 Distrito de Viana do Castelo 2. 255 2,5%



RIOS DE PORTUGAL


LINGUA PORTUGUESA- fronteira entre os dialetos portugueses setentrionais e centro-meridionais atravessa Portugal de noroeste a sudeste. Merecem atenção especial algumas regiões do país que apresentam características fonéticas peculiares: a região setentrional que abrange parte do Minho e do Douro Litoral, uma extensa área da Beira-Baixa e do Alto-Alentejo, principalmente centro-meridional, e o ocidente do Algarve, também centro-meridional.
Os dialetos falados nos arquipélagos dos Açores e da Madeira representam um prolongamento dos dialetos portugueses continentais, podendo ser incluídos no grupo centro-meridional. Constituem casos excepcionais a ilha de São Miguel e da Madeira: independentemente uma da outra, ambas se afastam do que se pode chamar a norma centro-meridional por acrescentar-lhe um certo número de traços muito peculiares (alguns dos quais igualmente encontrados em dialetos continentais).

Galegos; G - Galego ocidental F - Galego oriental
Dialetos portugueses setentrionais; e E - Dialetos transmontanos e alto-minhotos C - Dialetos baixo-minhotos, durienses e beirões
Dialetos portugueses centro-meridionais. D - Dialetos do centro-litoral B - Dialetos do centro-interior e do sul
A - Limite de região subdialectal com características peculiares bem diferenciadas



Período: dos Trovadores As primeiras manifestações da literatura portuguesa em verso, remontam aos finais do séc. XII e prolonga-se até ao final do primeiro quartel do século XVI, e é conhecida pelo período da poesia trovadoresca, ou poesia galaico-portuguesa.
Tem o seu período áureo entre 1240 a 1354, atravessando os reinados de Afonso X de Castela (autor das Cantigas de Santa Maria), ao reinado de D. Dinis (filho de Afonso III) e encerra com a morte (1354) de Dom Pedro, Conde de Barcelos (filho bastardo de D. Dinis).Cantiga da Ribeirinha
No mundo non me sei parelha,
mentre me fôr como me vai,
ca já moiro por vós e ai!
mia senhor branca e vermelha,
queredes que vos retraia
quando vos eu vi en saia!
Mau dia me levantei,
que vos enton non vi fea!

E, mia senhor, dês aquel dia, ai!
me foi a mi mui mal,
e vós, filha de don Paai
Moniz, e ben vos semelha
d'haver eu por vós guarvaia,
pois eu, mia senhor, d'alfaia
nunca de vós houve nen hei
valia d'ua correa.

Tradução
No mundo não conheço
ninguém igual a mim,
enquanto acontecer o
que me aconteceu,
pois eu morro por vós e ai!
Minha senhora alva e rosada,
quereis que vos lembre
que já vos vi na intimidade!
Em mau dia eu me levantei
Pois vi que não sois feia!

E, minha senhora
desde aquele dia, ai!
Venho sofrendo de um grande mal
enquanto vós, filha de dom Paio
Muniz, a julgar forçoso
que eu lhe cubra com o manto
pois eu, minha senhora
nunca recebi de vós
a coisa mais insignificante.






O português é a língua nacional de Portugal e do Brasil e a língua oficial de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Principe também é falado por grupos minoritários em Macau, Goa e Timor.

Como Dizia o Poeta
Vinicius de Moraes
Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho


Quem já passou por essa vida e não viveu






Pode ser mais, mas sabe menos do que eu













Porque a vida só se dá pra quem se deu













Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu













Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não













Nao há mal pior do que a descrença













Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão













Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair



















Pra que somar se a gente pode dividir













Eu francamente já não quero nem saber













De quem não vai porque tem medo de sofrer













Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão



























A LINGUA PORTUGUESA pertence ao grupo das línguas românicas, e teve a sua origem no latim falado, levado para a Península Ibérica por volta do século II a.C., como conseqüência das conquistas políticas do império Romano que tinha como língua o latim. Esse povo, criou, a partir do século IV, um Império e com a sua expansão, os romanos impuseram a implantação do latim na Península Ibérica constituindo fator decisivo para a formação da língua portuguesa






A evolução da lingua Portuguesa um elemento da história tem grande importancia,O Domínio Romano, sec II a.c. sem desprezar as outras influencias.






Romaçõ-Romanice
Catalão-Castelhano-Galego-Portugues



A língua é minha pátria e eu não tenho pátria: tenho mátria/ E quero frátria..

Caetano Veloso

Não confundir-A língua castelhana é o idioma da Espanha, da América do Sul e Central (excepto Brasil, Haiti, Guianas e várias ilhas caribenhas enão a lingua espanhola.



Carta de um Tarot, do século XIX, com texto em Castelhano e Francês, letras em Hebraico e símbolos de inspiração egípcia e persa.





DISTRITOS E CONSELHOS DE PORTUGAL
Distrito:
Aveiro
Concelhos: Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Arouca, Aveiro, Castelo de Paiva, Espinho, Estarreja, Santa Maria da Feira, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, São João da Madeira, Sever do Vouga, Vagos, Vale de Cambra.
Distrito:
Beja
Concelhos: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira, Ourique, Serpa, Vidigueira.
Distrito:
Braga
Concelhos: Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde, Vizela.
Distrito:
Bragança
Concelhos: Alfandega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada a Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso, Vinhais.
Distrito:
Castelo Branco
Concelhos: Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei, Vila Velha de Rodão.
Distrito:
Coimbra
Concelhos: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua, Vila Nova de Poiares.
Distrito:
Évora
Concelhos: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo, Vila Viçosa, Olivença.
Distrito:
Faro
Concelhos: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão da Restauração, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo, Vila Real Santo António.
Distrito:
Guarda
Concelhos: Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso, Vila Nova de Foz Coa.
Distrito:
Leiria
Concelhos: Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Pedrogão Grande, Peniche, Pombal, Porto de Mós.
Distrito:
Lisboa
Concelhos: Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, Amadora, Odivelas.
Distrito:
Portalegre
Concelhos: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre, Sousel.
Distrito:
Porto
Concelhos: Amarante, Baião, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Trofa.
Distrito:
Santarém
Concelhos: Abrantes, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constancia, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha, Ourém.
Distrito:
Setúbal
Concelhos: Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Grandola, Moita, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sines.
Distrito:
Viana do Castelo
Concelhos: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira.
Distrito:
Vila Real
Concelhos: Alijó, Boticas, Chaves, Mesão Frio, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Peso da Régua, Ribeira da Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real.
Distrito:
Viseu
Concelhos: Armamar, Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Resende, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu, Vouzela.
Região Autónoma:
Açores
Concelhos: Angra do Heroismo, Calheta, Santa Cruz da Graciosa, Velas, Vila Praia da Vitória, Corvo, Horta, Lajes das Flores, Lajes do Pico, Madalena, Santa Cruz das Flores, São Roque do Pico, Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Vila do Porto.
Região Autónoma:
Madeira
Concelhos: Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Ponta do Sol, Porto Moniz, Porto Santo, Ribeira Brava, Santa Cruz, Santana, São Vicente








Sem comentários:

NeoCounter