29.5.09

PASSA A RÉGUA

HOJE COMEÇO O ESTUDO SOBRE O PAIS
PORTUGAL


VINICIUS DE MORAES

Eu sei que vou te amar

Por toda a minha vida eu vou te amar


A cada despedida eu vou te amar


Desesperadamente

Eu sei que eu vou te amar


E cada verso meu será pra te dizer


Que eu sei que vou te amar


Por toda a minha vida


Eu sei que vou chorar


A cada ausência tua eu vou chorar


Mas cada volta tua há de apagar



O que essa ausência tua me causou


Eu sei que vou sofrer


A eterna desventura de viver


A espera de viver ao lado teu


Por toda a minha vida

ABORDAGENS FILOSÓFICAS X MARKETING

- Aristóteles 400 a.C., que trata do homem virtuoso, ética aristotélica, não faça com os outros o que vc não quer que seja feito com vc, na polis tem-se o conjunto de instituições públicas (Politéia) que deveria servir as pessoas e não o contrário


- Hobbes sec. XVII, o homem como lobo do próprio homem, Leviatã, o Estado, homem artificial maior e mais forte que o próprio homem (no sentido de organização)


- Heráclito 540 – 476 a.C., não se entra duas vezes no mesmo rio, o homem tem que lidar com os opostos


- Sócrates, ser é saber o que não se é, só sei que nada sei


- Sto. Agostinho: a vontade gera o pecado e o desejo gera a vontade. No Marketing o que se busca é criar o desejo. Pela humildade é que se chega a Deus


- São Tomás de Aquino, bem aventurança, o homem na fé busca a razão. A razão está numa verdade suprema. Determinismo / Existencialismo, não consigo mudar o mundo


- Maquiável, o homem para quem os fins justificam os meios, vem da religião, extirpar o pecado para atingir o céu


- Morus, que trata o homem como ordeiro (Administração pura), cada um tem ciência do que deve fazer, cumprir seu papel, homem social


- Descartes, resgata a razão para os fatos que não seja sobrenatural, preserva a imagem de Deus com medo da inquisição, o homem cartesiano com racionalidade para a solução dos problemas, a razão está no método


- Pascal, contrapõe Descartes pela impotência da razão, deve-se considerar as contingências do ser humano, condições externas, o que o homem pode suportar


- Gracian, o homem prudente (princípio da Contabilidade)


- Adam Smith, interesse privado que se gera o bem comum, não ter a intervenção do Estado na Economia, a mão invisível.


- Kant, viveu sempre numa cidade pequena na Alemanha, sua filosofia sustenta o Direito, crítica da razão pura, quanto mais teoria vc tiver, mais fácil vc decide sobre qualquer assunto prático, o homem em função dos princípios universais, o homem deve agir de forma que valha para todos, que valha para o universo


- Hume, a prática, o dia-a-dia, o executar com que se tenha mais assertividade


- Schoppenhauer, a forma de manipular a idéia é usar sentimentos (Marketing puro), o homem como relógio de corda, reação a estímulos, ninguém suporta mais de 15 dias sendo feliz, o céu deve ser um inferno, todos os animais tem representações empíricas, mas os homens constroem representações abstratas ou conceitos, são as representações de representações (Marketing novamente)


- Kierkegaard, o homem representado em 3 estágios, ético, estético e religioso


- Nietsche, o homem animal do rebanho, sente falta da necessidade de “pertencer” (Administração), a pressa é geral porque todos querem escapar de si mesmos, o corpo é um edifício social de muitas almas


- Husserl, o homem parentético que consegue colocar uma situação entre parênteses, avaliar e solucionar o problema, ou seja, abster do texto, mas, o homem não faz isso.“Lixo” psicológico que nós armazenamos. Todos nós queremos ser avaliados por 2 variáveis (isso encaixa perfeitamente nas organizações):* Subjetividade: cada um de nós é substântivo, um ser único* Dinamicidade: mudamos constantementeMas, não conseguimos avaliar as pessoas nestas duas variáveis. Não devemos rotular, criar esteriótipos, torna-se superstição, hábito, crença e valor.


- Erich Fromm, livro Ter ou Ser, risco de coisificar tudo, inclusive as pessoas, somos educados ao “possessivo”, o meu, a minha, eu tenho (Marketing)


- Jaspers, o homem não toma consciência de seu ser senão nas situações limites, somente o objeto da minha escolha depende de mim, a liberdade é função de uma escolha (Marketing)


- Heidegger, o homem é um ser (livre) cuja existência precede a essência, o homem é um ser que interroga


- Frederick Taylor, Princípios da Administração Científica 1911, Shop Management 1914, o homem como instrumento do processo produtivo, estudo de tempos e métodos, princípios da eficiência: Previsão, Preparo, Execução, Exceção e Controle


- Hannah Arendt, livro A Condição Humana, o homem tem um sentido de pertencer ao mundo, o homem é ser indivíduo da ação política, despolitização do homem (atualíssimo)


- Sartre, fazer e, ao fazer, fazer-se e não ser nada sendo o que se faz. A existência humana é a contingência, ou seja a liberdade e indeterminação. A existência humana se confunde com a liberdade. O homem está condenado a ser livre. Livro Le Sursis


- Albert Camus, trata o homem como Revoltado, um homem que diz não tem consciência de que as coisas já duraram demais


- Giles Lipovetsky, o homem consumericus


- Teillard de Chardin, o homem moderno, o homem que sabe que sabe, reflexivo, tudo tentar até o fim, livro O Fenômeno Humano


- Maslow, o homem auto-realizado, a pirâmide da hierarquia das necessidades (Marketing puro)


- Carl Rogers, o homem emergente, dilema é o homem ser feliz X eficaz X submissão. E quem disse que a empresa é um lugar para ser feliz?


- Alan Watts, o homem não encapsulado, livro Nenhum Homem é uma Ilha


- Alberto Guerreiro Ramos: homem parentético X reativo X operacional

do site:

http://cristianccss.wordpress.com/category/filosofia/

Sem comentários:

NeoCounter