7.12.11

CHAPADA DIAMANTINA-CAPÃO

PALMEIRAS-BA

A chapada Diamantina 

Situada no coração da Bahia, a Chapada Diamantina compreende uma das mais belas paisagens de eco-sistema de montanha, apresentando elevações razoáveis e clima ameno durante quase todo ano, esfriando apenas nas noites de inverno. Nesta vastidão verde de serras e vales correm rios cristalinos, caem cascatas e cachoeiras e grandes espelhos d´agua refletem um céu azul profundo. A Chapada é como um oásis no meio do sertão. Conhecer essa região e todos os seus atrativos requer, além de tempo,…

Rica em diamantes, a Chapada viu florescer, a partir do século XVII, cidades como LençóisRio de ContasAndaraíMucugê e o minúsculo distrito serrano de Xique-Xique do Igatu, a “Cidade de Pedra”. Estas cidades nasceram com o ciclo do minério, no período da febre do diamante – e assim como rápido enriqueceram também rápido cairam no esquecimento, recuperando-se novamente com a chegada do turismo.
Localizado no município de Palmeiras, a 445km de Salvador, o Vale do Capão resguarda paisagens deslumbrantes. O cenário é basicamente composto por grandes cachoeiras, áreas de Mata Atlântica, montanhas de até 1.500 metros, dentre outras preciosidades naturais. Não é à toa que o lugar detém famosíssimos paraísos ecológicos, como o Gerais do Vieira, o Rio Preto, o imonente Morrão e o abismo onde caem as águas da Cachoeira da Fumaça – a mais alta do Brasil.
O clima tropical, com temperatura média anual variando entre 22° e 24°C, favorece todos os tipos de passeios. Um dos mais cogitados entre os visitantes é o ecoturismo, garantido pelas belezas que acompanham as famosas caminhadas. Elas podem ser feitas por trilhas mais longas, como a que segue do Vale até Lençóis, ou as mais curtas, a exemplo das que ligam pontos turísticos e algumas comunidades. A diferença do Capão para os outros locais da Chapada está no conceito que foi desenvolvido há mais de 20 anos. O lugarejo já teve o garimpo como sua principal atividade, assim como o restante da Chapada. Os garimpeiros se aventuravam pelas serras, riachos, rios e tocas à procura de diamantes. Com a chegada dos alternativos, ainda embalados pelo sonho dos anos 70, a vida no Capão mudou completamente.
Ao contrário dos garimpeiros, que buscavam a concentração de riquezas, as comunidades alternativas não queriam extrair nada do lugar, e sim somar. Um grupo de oito pessoas resolveu fundar uma comunidade, chamada de Lothlorien – palavra que, em celta, quer dizer “sonho dourado”. Neste projeto destaca-se a figura do médico naturalista Áureo Augusto, que, depois de curar-se de uma doença através do naturismo, resolveu criar uma clínica voltada para a cura através de técnicas alternativas.

Como Chegar:

Ônibos:
O primeiro passo pra quem quer chegar no Vale do Capão vindo de ônibos é chegar em Palmeiras (44 km de Lençóis). A empresa Real Expresso faz o percurso Salvador-Seabra, passando por Palmeiras 3 vezes por dia. Para comprar on-line acesse o site da empresa: www.realexpresso.com.br

Localização 
Região central da Bahia, nordeste do Brasil.
Área 
38 mil km²

Cidades mais conhecidas:


Lencois
Andarai
Seabra
Igatu
Mucugê
Palmeiras
Campos de São João
Ibicoara
Rio de Contas
Vale do Capão




Centro do vale do Capão


População 
376.125 habitantes
Clima 
Sub-Tropical
Temperatura anual
Média máx. 23ºC e média mín. 19ºC
(na área do Parque Nacional da Chapada Diamantina)
Relevo 
Montanhoso, com picos de 400 a 2 mil metros.
Vegetação 
Campos rupestres, campos gerais, cerrado, matas, caatingas, capões e resquícios de mata atlântica
Flora 
Orquídeas, sempre-vivas, bromélias, cactos, trepadeiras e begônias.

Fauna 

Macacos, serpentes, pássaros, suçuaranas, capivaras, veados,   preás, cutias e tamanduás.


A área total do parque é de 1520 km2 e abriga mais da metade da serra do Sincorá.





























Parque Nacional


O Parque Nacional da Chapada Diamantina é guardião de muitas riquezas naturais, ocupando cerca de 152 mil hectares, um dos maiores Parques de Preservação do país.
Em 1985, através do Decreto Nacional n?91.655, foi criado o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) [veja mapa de localização] para a preservação das belezas cênicas do local. Porém, o grande objetivo da manutenção do parque está na preservação das suas nascentes e de um banco genético importantíssimo para a pesquisa científica e para a conservação da biodiversidade. De acordo com o coordenador da unidade de conservação, Christian Liel Briilintk, foram catalogadas no Parque 200 espécies vegetais endêmicas e 50 animais.   Atualmente o PNCD é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental, uma autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente, que trabalha exclusivamente em prol das áreas de preservação e possui duas linhas básicas de atuação: a fiscalização e a pesquisa.
Porém, a conscientização da população também tem sido uma das frentes de trabalho realizadas em parceria com os movimentos ambientalistas. Nos últimos anos, a sociedade civil tem se organizado significantemente para a proteção do lugar. Um dos exemplos está no GAP (Grupo Ambientalista de Palmeiras) e no GAL (Grupo Ambientalista de Lençóis). Além do apoio dado pelas 14 brigadas voluntárias e pelas ACVs (Associações de Condutores de Visitantes) espalhadas pelos municípios ao redor do parque. Junto a órgãos públicos como o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), uma das ações do instituto tem sido a regularização fundiária. Fazendeiros e até comunidades tradicionais estão desapropriando o local, de forma pacífica, para contribuir com a sua preservação.
Trabalho coletivo
Cuidar de um paraíso do tamanho do Parque Nacional da Chapada Diamantina não é tarefa fácil. Além do mais, é tarefa de todos nós. Os órgãos e entidades ligados à preservação da área tem lançado campanhas de conscientização para que a comunidade e o turista também tenham esse compromisso. Qualquer pessoa que testemunhar algum incêndio ou irregularidade no PNCD e em seus arredores deve denunciar.





Anote aí os telefones:
Instituto Chico Mendes (24h)
(75) 3332-2229 / 3332-2420
Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis – BRAL (24h)
(75) 9802-7166
Bombeiros(24h)
193

Artistas do Vale do capão.

http://dmitrideigatu.blogspot.com/









Sem comentários:

NeoCounter