PONTE SALVADOR -ITAPARICA
O estudo desenvolvido pelo arquiteto baiano Fernando Frank para a ponte de 12,2 km contempla 3 trechos
de estaiamento, todos eles com 1.500 m, localizados no centro, ilha e continente.
No vão principal a altura da ponte para a lâmina d'água totaliza 83 metros, com 380 metros de largura e em 4 trechos, permitindo, com facilidade, a passagem de um portaaviões de mega envergadura.
O projeto foi solicitado pelo secretário de Infraestrutura da Bahia, João Leão como uma alternativa e não representa compromisso oficial, mas poderá se tornar caso seja aprovado em uma avaliação final do processo de concorrência. Estruturalmente mantém as 8 pistas, sendo 2 segredadas para veículos de cargas e coletivos, mais duas pistas de cada lado em sentidosdiferentes.
Os intervalos estruturais terão 150 metros (na ponte Rio- Niterói é de 50 metros) e as pilastras em forma de velas, ao invés de pintura, receberão revestimentos de pastilhas a fim de perenizar o material, evitando o desgaste do cimento com o tempo.
Definindo a concepção traçada, Frank observou uma perfeita integração entre as cores do céu e do mar com o colorido das velas, privilegiando as tonalidades vermelha, azul e branca, as mesmas da bandeira da Bahia. O efeito multicolorido seria uma atração a mais para embelezar a baía de Todos os Santos, não só durante o dia, mas principalmente à noite com efeitos luminotécnicos através de elementos de leds. Com olhar de esteta, o arquiteto revela a sustentabilidade do projeto como forma de compor e embelezar a natureza sem agredir o meio ambiente.
nota: Este é o segundo projeto para a construção da ponte Salvador-Itaparica divulgado com exclusividade pelo JORNAL BAHIA NEGÓCIOS.
de estaiamento, todos eles com 1.500 m, localizados no centro, ilha e continente.
No vão principal a altura da ponte para a lâmina d'água totaliza 83 metros, com 380 metros de largura e em 4 trechos, permitindo, com facilidade, a passagem de um portaaviões de mega envergadura.
O projeto foi solicitado pelo secretário de Infraestrutura da Bahia, João Leão como uma alternativa e não representa compromisso oficial, mas poderá se tornar caso seja aprovado em uma avaliação final do processo de concorrência. Estruturalmente mantém as 8 pistas, sendo 2 segredadas para veículos de cargas e coletivos, mais duas pistas de cada lado em sentidosdiferentes.
Os intervalos estruturais terão 150 metros (na ponte Rio- Niterói é de 50 metros) e as pilastras em forma de velas, ao invés de pintura, receberão revestimentos de pastilhas a fim de perenizar o material, evitando o desgaste do cimento com o tempo.
Definindo a concepção traçada, Frank observou uma perfeita integração entre as cores do céu e do mar com o colorido das velas, privilegiando as tonalidades vermelha, azul e branca, as mesmas da bandeira da Bahia. O efeito multicolorido seria uma atração a mais para embelezar a baía de Todos os Santos, não só durante o dia, mas principalmente à noite com efeitos luminotécnicos através de elementos de leds. Com olhar de esteta, o arquiteto revela a sustentabilidade do projeto como forma de compor e embelezar a natureza sem agredir o meio ambiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário