Dinheiro não será problema para a administração estadual tornar realidade boa parte dos projetos que serão anunciados e que deverão criar um novo mapa de desenvolvimento, promovendo a integração entre os centros produtores com uma moderna logística e infraestrutura que permitirá o escoamento rápido através de novas rodovias, portos e aeroportos.Uma extensa malha rodoviária interligará Salvador com Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari, determinando um novo vetor de crescimento em direção ao Oeste com a construção da ponte Salvador-Itaparica e a sua projeção para Porto Seguro até encontrar a ferrovia Oeste-Leste, atingindo o sistema hidroviário do São Francisco. Os projetos prevêem a participação do governo federal através do PAC II, alocação de recursos do Estado e a participação efetiva das empresas estatais e privadas,neste caso, através dePPPs ou concessões. O foco é equacionar as interferências urbanas, buscando o desenvolvimento local e regional, ampliar o tamanho e a capacidade atual da malha de transportes, inclusive o
de passageiros. A logística, segundo Walter Pinheiro, secretário do Planejamento, compreenderia novos aeroportos em Ilhéus,Camaçari, Feira de Santana e a ampliação da pista de Salvador, dragagem e expansão dos portos de Salvador, Aratu e Juazeiro, além da implantação de uma Zona de Processamento de exportação (ZPE) em Ilhéus. A região receberia um Pólo Textil e parte da soja do Oeste seria esmagada para aproveitamento no biodiesel.A Seplan também trabalha com a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração para trazer uma montadora de trens e outra fábrica de equipamentos eólicos (General Electric). Todos os municípios envolvidos no projeto desenvolverão novos PDDU a fim de criar uma linguagem única, respeitando as características urbanas e ambientais de cada um deles.
Outra frente atacada pela Seplan com a secretaria de Infraestrutura, dentro do modal ferroviário, é solucionar o problema do contorno de Cachoeira/São Félix, a construção da variante entre Camaçari e Aratu e a construção de um ramal ligando São Gonçalo a Feira de Santana. Já a Ferrovia Oeste- Leste, na proposta do ministro Paulo Sérgio Passos, é ir além do cronograma definido - trechos Ilhéus/Caetité e Caetité/Barreiras - para chegar até Figueirópolis (TO),recebendo a carga da Ferrovia Norte-Sul.No modal rodoviário,
1-a duplicação da BR 101 no sentido Sul (de Itabuna até o entroncamento com a BR 418),
2-a construção do trecho da BR 242 de Castro Alves passando por São Felipe até a Ponte do Funil,
3-melhoramento e pavimentação da BR 235 e a complementação e pavimentação da BR 030 de Carinhanha até Mambaí (GO).
4-Os Eixos Metropolitanos de Transporte são: Sistema 093/BA 526/BA 535/BA 524,
5-Corredor Estruturante Aeroporto -Iguatemi-Acesso Norte-Lapa,
6-Via expressa BA 526-Lauro de Freitas,
7-ligação BA 526/29 de Março,
8-Metrô trecho Acesso Norte Pirajá e ligação Calçada,
9-Vetor Oeste Ponte Salvador-Itaparica,
10-Eixos de Acesso às Arenas de Treinamento,
11-Corredor Alimentador Pinto de Aguiar e Gal Costa,
12- Implantação ou Requalificação Urbana,
13-Entorno das Arenas da Copa 2014 (Fonte Nova, Pituaçú e Barradão),
14-Nova estação Rodoviária BR 324-
15-Nova Estação de Transbordo Iguatemi Orla Marítima (Barra-Praia do Flamengo
Fonte:Jornal Bahia Negocios
Fonte:Jornal Bahia Negocios
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