31.1.10

CANDOMBLÉ


 Um pouco da história dos povos africanos antes da escravidão Portuguesa.
Grande estudioso do Candomblé na Bahia- Pierre Verger 


Caribé-artista argentino que se tornou presidente do conselho dos OBA
  
  
 


Já sabemos que o comércio de escravos na África existia antes da chegada dos europeus. Ali mesmo nas proximidades do rio Senegal, os reis jalofos há muito participavam do comércio
transaariano fornecendo escravos, ouro, malagueta, plumas e peles de animais. Mas então as coisas mudaram de rumo.

Havia, por exemplo, uma crença entre os africanos de que os europeus eram ferozes canibais, capazes de devorar a carne negra e guardar o sangue para tingir tecidos ou preparar vinho.


Os portugueses muito habilidosos no comércio se deram conta do funcionamento dessa rede e do valor do escravo como moeda de troca.Passaram então a comprar africanos para vender a outros africanos,beneficiando-se da velocidade das caravelas no transporte ao longo da costa.

Ao sucesso comercial dos portugueses passou a corresponder o infortúnio do continente africano. No litoral, a venda de escravos passou a determinar a prosperidade e a força
militar de uns e a miséria de outros grupos africanos.A grande economia africana antes dos Portugueses iniciarej esta atividade
dependiam da resistência dos camelos e da habilidade dos caravaneiros do Saara.

Os portugueses precisavam de feitorias no litoral africano e mais o Castelo de São Jorge da Mina foi a mais importante delas. Em 1482, onde hoje é a República de Gana, foi erguida a sólida construção feita de pedra e cal, do mesmo modo que as edificações européias .No Benim o controle comercial era do rei que comprava e vendia sal, peixe seco, noz de cola, couros, tecidos e cobre. 

Cientes de que o monopólio sobre o comércio garantia ao rei do Benim uma considerável força política, os portugueses tentaram convertê-lo ao catolicismo.
Existem estimativas de que 75 por cento das pessoas vendidas nas Américas foram vítimas de guerras entre povos africanos.Nenhuma grande nação européia ficou fora deste que era o negócio internacional mais rentável da época.O tráfico era tão fundamental para o reino de Daomé que em 1750, 1795 e 1805 foram enviados embaixadores daomeanos à Bahia com a incumbência de firmar acordos de monopólio comercial para o envio de cativos Angola, desde
fins do século XVI até a primeira metade do século XVIII, foi o maior fornecedor de escravos para as Américas portuguesa e espanhola.Entre 1575 e 1591 foram embarcados da região de Angolamais de 52 mil africanos para o Brasil.





Religião africana introduzida no Brasil pelos escravos.
CANDOMBLÉ-Uma das variantes das religiões de matriz africana,sendo a mais expressiva do âmbito nacional.O candomblé temcomo objetivo o culto dos Orixás ,através dos mitos pretéritos,dos herois civilitórios.Trata de solucionar os problemas de espirutalidades,trabalho,dinheiro,saude e realcionamentos amorosos.
O candomblé de que trata o presente texto é a religião dos orixás formada na Bahia, no século XIX, a partir de tradições de povos iorubás, ou nagôs, com influências de costumes trazidos por grupos fons, aqui denominados jejes, e residualmente por grupos africanos minoritários.


O candomblé iorubá, ou jeje-nagô, como costuma ser designado, congregou, desde o início, aspectos culturais originários de diferentes cidades iorubanas, originando-se aqui diferentes ritos, ou nações de candomblé, predominando em cada nação tradições da cidades ou região que acabou lhe emprestando o nome: queto, ijexá, efã (Silveira, 2000; Lima, 1984). Esse candomblé baiano, que proliferou por todo o Brasil, tem sua contrapartida em Pernambuco, onde é denominado xangô, sendo a nação egba sua principal manifestação, e no Rio Grande do Sul, onde é chamado batuque, com sua nação oió-ijexá (Prandi, 1991). Outra variante iorubá, esta fortemente influenciada pela religião dos voduns daomeanos, é o tambor-de-mina nagô do Maranhão. Além dos candomblés iorubás, há os de origem banta, especialmente os denominados candomblés angola e congo, e aqueles de origem marcadamente fom, como o jeje-mahim baiano e o jeje-daomeano do tambor-de-mina maranhense.Foram principalmente os candomblés baianos das nações queto (iorubá) e angola (banto) que mais se propagaram pelo Brasil, podendo hoje ser encontrados em toda parte. O primeiro veio a se constituir numa espécie de modelo para o conjunto das religiões dos orixás, e seus ritos, panteão e mitologia são hoje praticamente predominantes. O candomblé angola, embora tenha adotado os orixás, que são divindades nagôs, e absorvido muito das concepções e ritos de origem iorubá, desempenhou papel fundamental na constituição da umbanda, no início do século XX, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
 Yemanjá-
Na Cultura ioruba, a dona e senhora do mar é Olokun que é mãe de Yemojá.
Senhora dos mares e mãe de quase todos os outros orixás, traz fartura, romantismo e gravidez. Março, Abril, Junho, Julho e Agosto são os meses mais favoráveis para as mulheres e também os mais rentáveis para todos os que trabalham com produtos dirigidos ao público feminino. Procure, sempre que possível, usar roupas brancas e decore o seu ambiente com vasos de flores.


XÂNGO

Representante da justiça que conta com o apoio de 12 ministros. O próximo ano será promissor para as pessoas batalhadoras, que vão à luta para realizar os seus sonhos e ambições profissionais. Aqueles que seguem pelo caminho certo e respeitam a justiça devem conseguir sucesso em vários pontos da vida
É também Xangô quem rege (junto com Logun Edé e Yemanjá) o odú EJI-LAXEBARÁ, que será o odú regente de 2010.
Este odú, em 2010 irá trazer boas oportunidades para quem não se deixar abater por pequenos problemas. Por outro lado, este odú também traz problemas climáticos sérios, como chuvas, tempestades e raios.
Profissionalmente, este odú apela às pessoas para que sejam persistentes e organizadas no intuito de alcançar a oportunidade de colocar em ordem contas em atraso e dívidas em geral. Para quem está a equacionar a possibilidade de mudança na área profissional este é o ano, no entanto, nunca deixe de avaliar bem todas as situações antes de tomar uma decisão tão séria. 2010, no entanto, indica que com cuidado, haverá uma franca possibilidade de crescimento.
No Amor, devemos concentrar-nos em tudo o que há de positivo na nossa vida amorosa, e abrir espaço a novas oportunidades, sempre acreditando na felicidade. Este é o ano em que deve colocar definitivamente para trás das costas o seu passado, retendo dele apenas as lições aprendidas. Também no amor o ano de 2010 promete crescimento e desenvolvimento.
Na Saúde, o alerta vai para a ansiedade, da qual você se deve soltar. Procure especialmente dar atenção especial às doenças relacionadas a cabeça buscando orientação médica caso surja algum problema (pessoas com problemas de vícios e doenças mentais devem ter cuidados redobrados em 2010).

É o caçador, aquele que providencia a alimentação. Oxóssi avisa que em 2010, principalmente no mês de Novembro, você deve cuidar para que nada falte em sua casa. Controle com rigor o seu orçamento familiar.
Vem aí mais um ano, e mais uma oportunidade para nos elevar e aprimorar como pessoas, pais, filhos, avós, religiosos, etc…
Aproveitemos então, ao iniciar este novo ano, e para além de pedirmos o amparo material, pensemos também sobre a oportunidade de crescimento e evolução, pois muitas vezes necessitamos romper com os nossos sentimentos para crescer.
Uma vez que será Yemonjá a principal regente do ano de 2010, deixo aqui algumas dicas para fazer a sua oferenda  na entrada do ano:
Oferenda a Yemonjá: Velas branca, azul claro e prata, champanhe branca, uva branca, rosas brancas, palmas brancas. Pode fazer as suas oferendas  à beira mar.
Ervas para banhos e defumações: Alfazema, Rosa Branca, Camomila Flor, Hibisco Flor, Manjerona, Mulungu Casca, Noz Moscada, Margarida.
Exu
Exu vai exigir em 2010 que cada um responda pelas suas promessas e preste conta de seus actos. Além disso, por ser a divindade do sexo e da procriação, sua influência levará as pessoas, mais do que nunca, a reagir contra o aborto.


Nanã
A senhora dos pântanos, sugere que em 2010 você faça uma profunda reflexão sobre todos os actos de sua vida. Não tenha medo de demolir o que você construiu com bases frágeis. Assim, suas novas conquistas serão sólidas e duradouras.
Iansã
Senhora dos raios e das tempestades, Iansã governa também os mortos, mantendo o elo entre o passado e o presente para garantir que exista o futuro. Em 2010 ela vai dar a maior força para as mulheres. Mesmo os mais românticos sonhos femininos, como um grande amor ou uma gravidez, poderão transformar-se em realidade.
Ogum
Graças à influência desse Orixá guerreiro, um clima de disputas e decisões rápidas vai envolver o ano de 2010. Mas quem agir sem pensar nas consequências poderá dar-se mal, avisa Ogum. Portanto, só entre numa contenda se tiver a certeza de que poderá vencê-la.
Ibejis
Os Ibejis, Orixás infantis avisam que em 2010, em especial nos meses de Janeiro, Março, Abril, Maio e Outubro, darão a maior força para as crianças e os adolescentes, que terão mais oportunidades de expor suas ideias e objectivos. Além disso, esses Orixás irão apoiar tudo o que for feito pelos jovens e facilitar o diálogo entre pais e filhos.
Oxaguiã
Ele representa a personificação jovem de Oxalá. Trata-se de um guerreiro impulsivo, que quer sempre tudo ou nada. Ele avisa que em 2010, principalmente no mês de Fevereiro, você deve apostar alto em seus objectivos. Você terá uma oportunidade e tanto de melhorar sua vida, mas precisará de coragem e prudência para tomar as decisões acertadas.


Omolú
Este Orixá da doença e da cura avisa que durante Março, Setembro e Outubro de 2010, é preciso tomar muito cuidado com a saúde física e mental. É bom tentar uma dieta e não consumir bebidas alcoólicas. Também é bom evitar o fumo. Lute para manter a saúde de seus relacionamentos: aja com muita calma em casa, no trabalho e na escola.
Ewá
Protectora dos estudantes, intelectuais, artistas e místicos, e dona das ilhas, Ewá ajuda todos os que se sentem cercados, perseguidos ou sem chance de mostrar o seu valor. Ela aconselha que em 2010, em especial em Maio, você deve soltar sua criatividade, sem duvidar em nenhum instante que atingirá seus objectivos.

Oxum
Bela e sedutora, Oxum – senhora das águas doces – protege os relacionamentos amorosos. Ela avisa que em 2010, em especial no mês de Agosto, você deve deixar seu romantismo se manifestar, pois há grandes chances de você ter um novo e duradouro amor.
Oxumaré
Ora homem, ora mulher, Oxumaré é o deus das transformações. Ele avisa que em 2010, principalmente no mês de Julho, você deve se manter bem informado, para ver as mudanças pelas quais passará o mundo. Será um modo de verificar que ninguém é dono da verdade e que você tem o direito de defender suas opiniões.


http://ocandomble.wordpress.com/category/iniciacao/



Sem comentários:

NeoCounter