
O Castelo de Sintra, também conhecido como Castelo dos Mouros, na Estremadura, localiza-se na vila de Sintra, Freguesia de São Pedro de Penaferrim, Concelho de Sintra, no Distrito de Lisboa, em Portugal.
Erguido sobre um maciço rochoso, isolado num dos cumes da serra de Sintra
Erguido sobre um maciço rochoso, isolado num dos cumes da serra de Sintra

Curiosamente nunca se travou aqui nenhuma batalha, uma vez que a sua função não era a defesa da Vila de Sintra, mas sim a vigilância de Lisboa e arredores.À medida que a Reconquista cristã de D. Afonso Henriques avança para sul, o Castelo dos mouros acaba por perder importância estratégica, acabando por ser votado ao abandono. No final do século XV, apenas alguns judeus habitavam o castelo, de forma a cumprirem a ordem régia que vigorava na época e os obrigava a viverem isolados do resto da população. Quando as minorias étnicas e religiosas foram definitivamente expulsas do país, o Castelo ficou definitivamente abandonado. À medida que o tempo passava, o Castelo foi ficando mais degradado. Com o terramoto de 1755 o que restava da estrutura original ficou ainda mais arruinado.




, das suas muralhas descortina-se uma vista privilegiada de toda a sua envolvência rural que se estende até ao
Só no séc. XIX, no reinado de D. Fernando II, se procedeu ao restauro integral do castelo. Actualmente, pouco pode ser encontrado da sua estrutura original. Apenas a base das torres e as muralhas serão parte da fundação inicial. O Castelo dos Mouros situa-se a cerca de 3,5 km do centro histórico de Sintra
Sem comentários:
Enviar um comentário