
Capital do Distrito de Aveiro, na região Centro e sub-região do Baixo Vouga, situada a cerca de 58 km a norte de Coimbra e a cerca de 68 km a sul do Porto.A cidade de Aveiro possui aproximadamente 60.000 habitantes, sendo a principal cidade do Baixo Vouga e a segunda cidade mais populosa do Centro de Portugal, depois de Coimbra e um importante centro urbano, portuário, ferroviário, universitário e turístico.É sede de um município com 199,77 km² de área e com 73 559 habitantes, subdividido em 14 freguesias.
.

Costa de Prata > Aveiro
Em tempos um grande porto marítimo, esta calma cidade é conhecida pelo encanto dos seus canais e, especialmente, pela Ria, uma lagoa que liga Aveiro ao mar.Junto à costa, a praia cosmopolita de Espinho é um sítio a não perder. Há uma dúzia de anos atrás representava o que o Algarve, no Sul do país, representa atualmente para os Portugueses que pretendem gozar férias.A Mealhada é célebre pelos seus muitos restaurantes, onde o bom vinho e uma deliciosa especialidade - o leitão assado – atraem muitos visitantes.Santa Maria da Feira, cujo nome deriva das grandes feiras realizadas mensalmente, desde o século XII, vangloria-se pelo seu romântico castelo que se ergue de um monte coberto de árvores, ao passo que Ovar, apesar de fortemente industrializada, ainda mostra sinais de tradições rurais, sendo famosa pelo desfile de Carnaval, um dos mais coloridos de Portugal.Panoramas mais característicos , Castelo de Paiva, uma pequena cidade rodeada por vinhas, ou Arouca, onde se encontra o jazigo da Santa Mafalda, num mosteiro do século XII.




Moliceiro é o nome dado aos barcos que circulam na Ria de Aveiro, região lagunar do Rio Vouga. Esta embarcação era originalmente utilizada para a apanha do moliço, mas actualmente é mais usado para fins turísticos.É um dos ex-libris de Aveiro, em conjunto com os Ovos Moles e a Universidade de Aveiro. De entre os barcos típicos da região, o moliceiro é considerado o mais elegante; apesar da decoração colorida e humorística, é um barco de trabalho para a apanha do moliço, o qual era a principal fonte de adubagem nas terras agrícolas de Aveiro.São barcos de borda baixa para facilitar o carregamento do moliço(*)..Os moliceiros têm uma proa e uma ré muito elegantes que normalmente estão decoradas com pinturas de situações do dia a dia. O comprimento total é de cerca de 15 metros, a largura de boca 2,50 metros. Navega em pouca altura de água. O castelo da proa é coberto. Como meios de propulsão usa uma vela, a vara e a sirga. A sirga é um cabo que se utiliza na passagem dos canais mais estreitos ou junto às margens, quando navega contra a corrente ou contra o vento. É construído em madeira de pinheiro.Moliço é o nome dado às plantas aquáticas que são colhidas para serem usadas na agricultura. Esta palavra provém do latim mollis, que expressa a qualidade de mole. A designação de moliço é geralmente usada para as plantas vasculares que crescem submersas em água salgada, que em inglês são designadas por seagrass, mas pode também ser aplicada às algas que crescem no meio dessas plantas.
Sem comentários:
Enviar um comentário