''Ao acordar naquela manhã de sonhos perturbadores, Gregor Samsa viu-se transformado...'' A frase, imortalizada na obra-prima de Franz Kafka, ''Metamorfose'', ganha um releitura estética na linguagem dos quadrinhos através da adaptação de Peter Kuper, que chega este mês ao Brasil pela editora Conrad.
Franz Kafka nasceu 3 de julho de 1883 em Praga, que ainda era então uma parte da Áustria. Ele nasceu em uma família judia de classe média, e viveu na sombra de seu pai, um poderoso comerciante. Em 1906 ele se formou em direito e começou a trabalhar para uma Seguradora de acidente do trabalho até que ele ficou doente com tuberculose. Ele foi forçado a se aposentar em 1922 e passou a maior parte do tempo em uma Clinica de Saude e sanatórios até a sua morte em 1924. Embora tenha chegado a envolver-se com algumas mulheres, havendo inclusive frustrado dois noivados com Felice Bauer, Kafka nunca se casou .Sua escrita reflete isso, quer dar uma culpa ou uma má impressão sobre o sexo. Kafka fez a maior parte de seu trabalho escritos durante a noite. Apenas alguns dos escritos de Kafka foram publicadas antes da sua morte, e aqueles que foram publicados foram sem a sua vontade de Kafka.Obras como "O Julgamento", "A Metamorfose" e "Meditação".
Kafka deixou instruções para que seus manuscritos fossem destruídos depois de sua morte, mas o seu amigo Max Brod passou a frente e publicou algumas como: "O Julgamento", "O Castelo" e "América" . "Der Nachbar" nunca foi publicada.Morreu dia 3 de junho de 1924, em um sanatório perto de Viena, onde internara-se por causa de sua tuberculose. Sua obra literária atingiria enorme influência sobre as pessoas, passando a ser cultuada por leitores de quase todo o planeta.
Para ler Kafka são necessários alguns cuidados especiais, entre eles, contar com uma certa atenção à maneira com que toda obra se constrói, principalmente seus períodos; estar sempre consciente de que toda a criação literária de Kafka foi dolorida, feita com o intuito de não parecer bonita, de ser, principalmente, uma obra baseada na dor; ficar atento a todos os detalhes do texto, pois em Kafka, até as imperfeições são propositais, ou seja, segundo Theodor Adorno, até "as deformações em Kafka são precisas
LIVROS EDITADOS
O PROCESSO
CARTAS A MEU PAI
A METAMORFOSE
O CASTELO
UM MEDICO RURAL
INFORME PARA UMA ACADEMIA
JOSEFINA,A CANTORA
LA CONDENA
AMERICA
DIARIOS
ANTE LA LEY
RELATOS COMPLETOS
<
Sem comentários:
Enviar um comentário